O EVENTO:
A crescente busca do consumidor por alimentos seguros e saudáveis, consolidada por um novo padrão de consumo alimentar nos países desenvolvidos, cuja tendência é mais recente no Brasil, vem contribuindo para a definitiva ocupação de espaços para a comercialização de produtos hortigranjeiros.
Este novo padrão de consumo é pautado por um consumidor mais exigente, com maior poder aquisitivo e consciência alimentar.
Desta forma, os hortigranjeiros vêm ocupando espaço primordial na alimentação mundial, motivada principalmente pelo grande apelo da comunidade médica e científica para o aumento do seu consumo. O Brasil, graças à sua grande extensão territorial e aptidão de clima e solo, desponta como respeitável fornecedor de alimentos “in natura”, em condições de atender as exigências do mercado consumidor, seja ele interno ou externo.
O País possui reconhecida capacidade produtiva e tecnológica, preocupação ambiental crescente e incentivos governamentais para solidificar a economia na área rural como, por exemplo, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
Some-se a isto a integração das Ceasas através da Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento- Abracen, visando o aprimoramento de cada associado e o desenvolvimento de uma Política Nacional de Abastecimento.
É neste cenário que o Paraná se destaca ainda mais com seus centros de produção orientados para um modelo de referência, ancorado numa agricultura moderna, pujante, um modelo sustentável (homem rural, meio ambiente, produto seguro e qualidade de vida no campo), atrelada à uma visão de cidade, de modernidade, e, neste sentido, o campo se especializa para atender mercados modernos, dinâmicos e exigentes.
O projeto de requalificação das Centrais de Abastecimento do Paraná vai definir um novo marco regulatório a montante e a jusante das Centrais de Abastecimento, pautado nas seguintes diretrizes: informação confiável, alimento seguro, plataforma logística eficaz e canal estratégico para comercialização da produção paranaense. A estrutura de distribuição montada no estado faz com que os produtos in natura ou semi processados possam chegar do campo ao consumidor minimizando desperdícios, com maior durabilidade e qualidade.
O sistema de Centrais de Abastecimento existente no Paraná, atrelado a outros sistemas de distribuição no Brasil, e conectados a similares no mundo, busca hoje novas tecnologias e novas metodologias para assegurar que esta corrente seja estabelecida de forma natural, aproximando o campo da cidade, o produtor do consumidor e contribua para agregação de valor entre os agentes de produção, distribuição e consumo.
A Hortifruti Brasil Show 2013 traz como diferencial a criação de um ambiente estratégico e programático, onde inovação, negócios e conexão entre os diferentes agentes que compõe a cadeia de abastecimento de produtos hortigranjeiros possam se encontrar, interagir e somar.
Além disto, o evento será uma grande oportunidade para o estabelecimento de vínculos de cooperação tecnológica e comercial com centros de excelência de diversos países, possibilitando tanto os empresários quanto os produtores rurais o aperfeiçoamento dos processos de controle de qualidade, rastreabilidade e diminuição das perdas.
Faz parte do HortiFruti Brasil Show 2013:
• FÓRUM INTERNACIONAL: ambiente proativo de entendimento entre empresas, universidades, institutos de pesquisa, órgãos governamentais, organismos internacionais, entidades da sociedade civil, interessadas na discussão de temas relacionados ao desenvolvimento comercial, institucional, tecnológico financeiro e de inovação da cadeia de abastecimento de frutas e hortaliças no Brasil;
• FEIRA: Evento realizado no formato de estandes para comercialização de produtos; implementos, tecnologia pelos Expositores, apresentação de projetos para investimento e parceria tecnológica;
• ENCONTRO DE NEGÓCIOS – HortiFruti Contact: Evento de caráter internacional mas também com foco no mercado interno, destinado a promoção de negócios entre produtores e mercado, tecnologia e indústria, através da aproximação de partes interessadas em realizar negócios, através da marcação de reuniões durante o evento.
Flores: O evento destaca ainda o setor de flores, que tem crescido de forma significativa no Brasil, tornando-se uma grande alternativa agrícola. Além dos grandes produtores, ela tem atraído também os pequenos e médios empresários rurais. Fatores como dificuldades de escoamento, transporte e armazenamento, antes limitantes dessa cultura, hoje têm sido superados com pesquisas e tecnologia.
Em muitas regiões paranaenses o cultivo de flores já desponta como atividade econômica importante, e produtores se utilizam das Centrais de Abastecimento para o escoamento de suas produções. Entendendo que a produção e comercialização de plantas ornamentais, segmento potencial contemplado dentro da Horticultura, este evento irá, também, abordar a sua condição como alternativa de renda e sua inclusão na cadeia produtiva do país e do estado do Paraná.